quarta-feira, 15 de julho de 2015

Honestidade!!


Temos tendência a mentir, pequenas mentiras, a nós e aos outros, para agradar, porque é mais fácil do que dizer a verdade.

A primeira pessoa a quem mentimos é a nós mesmos, mesmo quando mentimos aos outros, porque justificamos o facto de mentir como uma boa acção.

Mentimos a alguém para que essa pessoa não sofra com uma "Verdade Dolorosa", então estamos a fazer uma boa acção ao protegermos essa pessoa de uma dor imensa ao descobrir a verdade da situação.


"A verdade é como azeite vem sempre ao de cima"

E que vai acontecer quando essa pessoa descobrir a verdade? 
A nossa decisão terá a mesma aparência, perante nós e perante essa pessoa que confiou em nós?

A pessoa em questão perderá a confiança em nós e que será de difícil recuperação.Uma mentira mesmo com boa intenção vai comprometer o futuro dessa relação, pois a pessoa em questão já não vai acreditar em nós tão facilmente. Cada vez que seja necessário confiar em nós para uma futura situação, essa pessoa vai lembra-se que nós já lhe mentimos, e vai perguntar-se se desta vez não será também mentira.

O que essa pessoa vai ver, não é que nós a protegemos de uma verdade dolorosa mas sim que lhe mentimos e que por esse motivo não somos uma pessoa dita "de confiança". E se a mentira for mantida durante muito tempo será vista como uma traição "imperdoável", a dor provocada pela nossa mentira pode ser maior e mais destrutiva que a dita "Verdade Dolorosa"

Quanto a nós, teremos que lidar com as consequências da nossa escolha, o que pode mesmo em certos casos levar à ruptura de relações, ou mesmo que a pessoa em questão para além de não confiar em nós comece também a mentir-nos.

"A verdade dói só uma vez a mentira cada vez que é lembrada."


Mais grave ainda, mentir-mos a nós mesmo.
Isso acontece todos os dias, todos os dias nos obrigamos a fazer coisas que não gostamos, e convencemos a nós mesmos que não temos escolha. 

"Mentimos" porque vida em sociedade comporta sacrifícios e por isso é necessário e obrigatório manter um trabalho no qual não nos sentimos realizados, pois temos facturas a pagar e uma família a sustentar. 

Na nossa perspectiva, é simplesmente proibido tentar outro posto de trabalho ou outra profissão para não destruir a estabilidade da nossa vida e família.
Esquecemos que se não estivermos bem com a vida que temos, muitas coisas podem surgir e destabilizar a nossa vida de uma forma negativa, tais como doenças (Burn out, Depressão, etc...).

Na minha opinião, se a mudança vier da nossa própria vontade, ela vai fazer-se de uma forma construtiva, se a mudança for vier de factores exteriores (despedimento) ou doença, ela vai fazer-se num primeiro tempo de uma forma destrutiva. Se nós decidirmos mudar por nós mesmo, vamos ganhar energia para construirmos um novo futuro de uma forma positiva. Se a decisão for de factores exteriores, perderemos energia e a dita estabilidade à qual estamos tão agarrados e que já não existe, entraremos então numa fase negativa "De Luto"
, para mais tarde recuperarmos lentamente da nossa perda, seja de trabalho ou de capacidades.

"Ter Sucesso é gostar daquilo que se faz. Quem gosta do que faz nunca se cansa de trabalhar."
Olacyr de Moraes

"Mentimos", quando achamos que não temos o direito de separar-mo-nos de alguém que já não gostamos, seja na amizade ou no amor. A desculpa mais recorrente é para não magoar-mos o "outro".

Na realidade, estamos a mentir, pois se nós já não ama-mos aquela pessoa ou se nós já não gostamos daquele amigo, se já não temos vontade de partilhar momentos, risos ou construir algo que aquela pessoa. 

Estamos na realidade a ser egoístas, a impedir-nos de sermos felizes a nós e o "outro". Estamos a decidir a nossa infelicidade e a do "outro"

Manter este tipo de relação  não é saudável, pois aprisiona duas pessoas numa "Zona de Conforto" que é tudo menos confortável. E na minha opinião, a origem de uma série de atitudes negativas, tais como traições, agressividade, violência, etc...

Mais uma vez, a "Verdade" e unicamente a verdade é necessária para deixar as nossas vidas fluírem, pois uma vez dita deixa de pesar e passamos a outra coisa, a vida pode seguir em frente. 
Ao contrário, a "Mentira" vai consumir-nos enquanto durar e trará sempre consequências negativas.

Grata pela Leitura. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário