quarta-feira, 15 de julho de 2015

Sementes de CHIA



Imagem Web


CHIA mais conhecida por sua semente, a qual é comercializada integralmente, moída ou em forma de óleo, a chia também é dona de folhas que podem ser aproveitadas para infusões.5 Ambos derivados, independente da forma, são tidos como ricas fontes de minerais, aminoácidos essenciais e ômega 3. É frequentemente enaltecido seu potencial em prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e até tumores, além do de auxiliar na perda de peso.

É possível escrutinar a importância nutricional da semente de chia com a seguinte lista:

Ômega 3: A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas (tanto entre as vegetais quanto entre as animais) do ácido alfalinolênico, um dos ácidos graxos classificados como ômega 3.


Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca.

Magnésio: 100 gramas da semente de chia pode conter o mesmo que 200g do mineral presente em nozes3 ou 1,6 kg de brócolis, por si só considerados alimentos ricos no nutriente.

Manganês e fósforo: 100 gramas de chia contêm 108% do manganês e 95% do fósforo demandados por um adulto numa dieta de 2.000 quilocalorias/dia. 

Proteínas: 15% da composição da chia é proteica, sendo seus aminoácidos, em conjunto, formadores de alto valor biológico. Apenas 28 gramas da semente fornecem 9% da proteína que um adulto demanda, em média.

Fibras: a alta concentração de fibras alimentares (38 gramas a cada 100) faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão.

Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à chia efeito antioxidante comparável ao que apresenta o Trolox, antioxidante comercial da Hoffmann–La Roche.1

CHIA na cozinha
A semente de chia, quando utilizada de maneira integral, pode ter diversos usos culinários. Agindo quase como emulsificante, torna líquidos mais próximos de um gel e dá "liga" a massas.

Receitas que podem incluir a semente de chia são pudins, pães, tortas, quiches, mousses, cremes, patês, risotos, farofa, saladas de frutas, sumos e vitaminas.



http://www.icouldkillfordessert.com.br/

Ingredientes

DA GELATINA:
  • 150 ml de puré de FRAMBOESA
  • 100 ml de ÁGUA
  • 7 g de GELATINA EM PÓ sem sabor
DO PUDIM:
  • 400 ml de LEITE DE COCO
  • 6 col. de sopa de CHIA
  • 3 col. de sopa de AGAVE
Preparação


PARA A GELATINA:
  1. Numa saladeira pequena, mexa as framboesas até que fique puré.
  2. Aqueça a água e deite por cima da gelatina.
  3. Misture até que a gelatina se dissolva.
  4. Misture a gelatina no puré de framboesa, e deite no fundo da taça.
  5. Leve para o frigorífico e espere endurecer (aproximadamente 2 horas).
PARA O PUDIM:
  1. Em um recipiente com tampa, misture o leite de coco, a chia e o agave.
  2. Feche o recipiente e abane bem.
  3. Retire a taça do frigorífico com a gelatina de framboesa e complete com o pudim de chia.
  4. Deixe no frigorífico por 4 horas.
  5. Retire do frigorífico e sirva.

http://barerootgirl.com

Almôndegas de CHIA



Ingredientes

500 gr. de carne de vaca picada
1 col. de chá sal marinho
2 col. de chá de ervas de Provença (ou as suas ervas italianas preferidas)
1 col.de chá pimenta moída
2 col. de sopa de sementes de CHIA
2 col. de chá de óleo de abacate puro

Misture todos os ingredientes, exceto o óleo de abacate em uma tigela grande e misture bem com um garfo. Deixe descansar durannte 5-10 minutos para que o CHIA possa fazer o seu efeito.

Como cozinhar:
Aqueça uma frigideira grande em fogo médio e adicione o óleo de abacate. Preparar 8 almôndegas de forma redonda. Cozinhe as almôndegas até ficarem castanhas, virar pelo menos dos 3 lados. Coloque as  almôndegas num prato para repousarem (elas não estarão totalmente cozinhadas, mas acabam de cozinhar mais tarde no molho) e escorrerem o óleo.

Molho

1 cebola média cortada em cubos,
1 dente de alho, picados
Alecrim fresco picado q.b.
2 col. de sopa de vinho branco (ou sumo de 1 limão)
metade de 1 caldo de carne ou caldo de galinha (caseiro, se possível)
1 tomate partido em cubos
1 lata de molho de tomate 
1/2 col. de sopa de sal marinho
1/2 col. de sopa de pimenta moída

Como cozinhar:
Adicione a cebola em cubos para a panela grande com o óleo residual das almôndegas. Refogue até ficarem translúcidas, cerca de 3-5 minutos. Adicione o alho e alecrim e deixe em lume brando mais 1-2 minutos. Adicione o vinho branco e misture todos os bocados castanhos deixados no fundo da panela. Adicione o tomate picado, molho de tomate, sal, pimenta e misture bem. Cozinhe em fogo médio até que o molho comece a reduzir e engrossar, cerca de 15-20 minutos (em lume brando forte). Reduza o lume e adicione as almôndegas suavemente ao bordo exterior da panela. Deixe cozer durante 5-10 minutos, ou até almôndegas estarem cozidas (10 minutos irá garantir que não haja rosa no interior).

Sirva Quente!! Bom Apetite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário